© 2014 by sxkungfu. - Todos os direitos reservados

Rua Dr. João Alves dos Santos, Jd. das Paineiras - Campinas

Tel: (19)-99600-7178 Tel: (11) 98926-0562

shenxinkungfu@gmail.com

SHANTUNG MANTIS INTERNATIONAL ASSOCIATION

"Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem."

 - Provérbios 11,17

CHUN WAH CHINESE MARTIAL ARTS ASSOCIATION

MACACO DE FERRO

ESTILO SECRETO E TRADICIONAL DO MACACO

A China é um vasto país, com uma das maiores jurisdições em todo o mundo e seus muitos territórios  possuem áreas montanhosas onde vivem muitas espécies de macacos. Os mais conhecidos são os macacos de Emei Shan em Sichuan, mas também possuem incomuns macacos dourados Shaanxi, por esse motivo não é surpreendente ver muitas formas, técnicas e estilos associados com esses animais nas artes marciais chinesas. No folclore tradicional Chinês, também podemos ver muitas referencias a essa incomum forma de combate através do conto Wu Cheng 'In "Journey to the West " divulgando o personagem principal o Rei Macaco Sun Wu Kong  e seus companheiros, em sua busca para recuperar os ensinamentos de Buda.

Hoje, embora muitos tenham desaparidos,  ainda há alguns estilos, bastante raros, ministrados de forma mais tradicional e confidencial. Este é o caso do nosso estilo, Tit Hau Moon  "O macaco da porta de ferro ". 

Esse estilo do macaco é nativo de Hubei  e, mais especificamente, da montanha  da famosa heroína Mulan (Mulan Shan ). E foi lá, no berço do estilo que Mestre Tse Wing Ming foi aprender o estilo.

Como o próprio nome sugere, o estilo é uma utilização das atitudes e características utilizadas pelos macacos para se defender de predadores. Na sua aplicação tradicional, ele não deve ser confundido com as formas  mais modernas do Wu Shu. O Tit Hau Moon é um sistema de combate com aplicações reais, pragmáticas e eficazes. É portanto, a imitar certas atitudes e utilizar de artifícios do macaco sem ser ridículo.

Tecnicamente, este estilo é caracterizado por uma grande obra de convulsões e chaves, golpes nas pernas e em áreas elevadas, utilização de chutes, aplicação de quedas e técnicas de luta de chão.

Os conceitos e estratégia em combate são simples: acertar onde dói! O macaco não hesita em usar as técnicas mais enganosas, e os seus objetivos são predominantemente, os olhos, a garganta e virilha. Seus movimentos são rápidos e ágeis, e a preferencia é por utilizar as laterais e áreas menos obvias para o ataque evitando o centro e esquivando-se ao invés de lidar diretamente. 

O estilo consiste em conjunto de técnicas de mãos livre, incluindo técnicas do macaco bêbado e cinco armas diferentes. Cada tipo de arma tem em sua aplicação a grande utilização de técnicas de mãos com conceitos próprios do macaco, o que aumenta a riqueza do sistema.

 

As formas do estilo:

- Zui Yuan Tou Tao  -醉 猿 偷 桃 (O macaco bêbado rouba o pêssego “As palmas do macaco”)

- Hou  Gun - 猴棍 – (O Bastão do Macaco)

- Hou  Gun  Tian men  - 猴 子 天 門 棍 – (O Bastão da Porta do Céu)

- Di Men Jian bian - 地 門 劍 鞭 – (Espada Chicoteadora da Porta da Terra)

- Shuang Huan Luo Han Gan Gian Kun -伏 虎 羅 漢 乾 坤 雙 環  - (Anéis Duplos do Tigre Lohan do Céu e da Terra)

- Jin Gang Guan -  金 鋼 圈  -  (Grande argola de Ouro)
- Hou Zhao -猴 爪 – (Garras de macaco)